h1

Para que serve a insulina?

Agosto 15, 2008

Para funcionar, as células do corpo necessitam de energia e calor, obtidos através da conversão dos alimentos. Tais alimentos são constituídos de três nutrientes principais: hidratos de carbono, cuja transformação liberta glicose (açúcar) no sangue, proteínas (que fornecem aminoácidos) e gorduras, que se degradam em ácidos gordos.

A energia pode ser retirada dessas (três categorias de alimentos, porém os hidratos de carbono são mais importantes pela rapidez e facilidade de conversão. A glicose fica armazenada no fígado, que libera o açúcar para o sangue nos intervalos das refeições ou quando o organismo precisa de energia, mantendo sempre uma taxa constante em torno de 70 a 110 mg/dl.

A glicose, para penetrar na célula precisa de ajuda da insulina. O pâncreas é o órgão responsável pela produção desta. Esta hormona é responsável pela regulação da glicemia (glicemia: nível de glicose no sangue).

Para que as células das diversas partes do corpo humano possam realizar o processo de respiração aeróbia (utilizar glicose como fonte de energia), é necessário que a glicose esteja presente na célula. Portanto, as células possuem receptores de insulina que, quando accionados “abrem” a membrana celular para a entrada da glicose presente na circulação sanguínea. Uma falha na produção de insulina resulta em altos níveis de glicose no sangue, já que esta última não é devidamente dirigida ao interior das células.

Visando manter a glicemia constante, o pâncreas também produz outra hormona antagónica à insulina, denominada glucagon. Ou seja, quando o nível de glicemia cai, mais glucagon é segregado visando restabelecer o nível de glicose na circulação.

 Quando o nível de açúcar aumenta no sangue após uma refeição, a quantidade de insulina também aumenta, para que o excesso de glicose seja rapidamente retirado da circulação, voltando ao nível normal. A quantidade de insulina é constantemente renovada pelo pâncreas, pois a insulina utilizada sofre degradação, sendo eliminada.

Resumidamente a insulina funciona como um “shuttle” ou transportador dos glícidos para o interior da célula sendo uma hormona importantíssima no processo de regulação dos níveis de glicemia no sangue, assim sendo, quem não produz insulina (ex: diabéticos) o resultado será a falta de glícidos no interior da célula, consequentemente a não produção de energia nas células. E sem energia…..

 

 

 

 

 

About these ads

3 comentários

  1. MINHA VO TOMA IMSULINA EU POSSO FICA PREUCUPADA OU NAO
    CORRE ALGUM RISCO


  2. Bastante interessante mas nao muito objetivo, Se permitir, sugiro que seja um pouco mais claro com suas ideias

    Um Forte Abraço

    Antonio Maycon


  3. Muito bom!!



Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: