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A famosa caminhada!

Agosto 15, 2008

A caminhada é o primeiro passo para a pessoa deixar de ser sedentária. É uma actividade física aeróbia de baixo impacto, barata e fácil de ser executada. Não exige nenhuma habilidade física em especial e não ocasiona nenhum dano físico importante. 

Caminhar alivia as tensões, traz prazer e bem-estar, ajuda a controlar o peso e fortalece os músculos e o coração. É uma actividade simples que, feita de forma programada, proporciona excelente condicionamento físico.

Na preparação para a caminhada, deve estar incluída uma série de alongamentos.

 

Alguns conselhos para a caminhada

o       Usar roupas leves, claras (se caminhar durante o período de sol), confortáveis e de tecido que absorva a transpiração.

o       Usar calçado adequado. Deve estar bem ajustado para não ocasionar fricção inadequada em áreas de maior atrito.

o       A velocidade e a duração do exercício, no início, devem obedecer a um programa determinado, personalizado e orientado por um professor de educação física.

o       A frequência do pulso (que é a dos batimentos cardíacos) é que determinará a velocidade ideal da caminhada.

A frequência cardíaca na actividade aeróbia deve ficar entre 65% e 80% da frequência cardíaca máxima e o exercício deve ser feito por cerca de 30 minutos. Deve ser calculada da seguinte maneira:

220 – idade da pessoa = frequência cardíaca máxima (FCM)

FCM x 0,7 = frequência cardíaca ideal durante a actividade aeróbia

 

 

 

 

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