h1

Celulite

Agosto 15, 2008

 

A celulite ou liposclerose como mais apropriadamente se deve denominar, é uma afecção de causas múltiplas que interessa a vários campos de investigação científica (dermatologia, endocrinologia, medicina interna, biologia, cosmetologia, etc.). Até ao momento não foi possível isolar uma causa única, embora alguns autores conotem esta disfunção com alterações relacionadas com o metabolismo da água.

Sabemos que numa situação de normalidade as trocas de fluidos entre os vários compartimentos celulares e instersticiais se processam de forma eficaz, sempre dependente do teor em electrólitos e água. A circulação sistémica de água ao ser bloqueada por um qualquer mecanismo a nível periférico, vai induzir uma situação de estase (paragem) que inicia um processo de edema, que normalmente redunda em celulite.

A luta contra o processo degenerativo pressupõe não só cuidados a nível alimentar mas também relacionados com o estilo de vida, devendo-se evitar o sedentarismo e pautas comportamentais inadequadas (roupa e calçado apertados, tabaco, drogas, álcool, medicamentos, etc.).

A luta contra a celulite é uma luta a encetar como modelo de vida e não chega recorrer aos cuidados do endocrinologia e da esteticista. É uma luta de uma vida, que antes de desmobilizar as mulheres as devem assumir um estilo de vida novo.

Vale a pena, não para ter uma pele nova, mas para ter uma vida nova.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: